sexta-feira, 23 de abril de 2010

Resgate da cultura do papel para a representação dos seres biológicos e figuras geométricas











Foi assim, com o título " Resgate da cultura do papel para a representação dos seres biológicos e figuras geométricas", que o kirigami chegou em Goioerê-PR no projeto Fera com Ciência. Com toda a dificuldade de convencer os pedagogos da SEED que um Farmacêutico-Bioquímico, Mestre em Microbiologia como eu teria capacidade de ministrar uma oficina para alunos da arte milenar de cortar papéis. Mesmo já ministrando cursos de kirigami e colaborado com instituições de credibilidade como a Universidade Estadual de Londrina, SESC, Museu de Artes de Londrina, Unifil, Imim 100, Londrina Matsuri, ExpoAcel 2009, etc... tive que adequar o kirigami a minha formação academica. Foi ótimo, os alunos uma graça, a organização impecável, as acomodações um luxo (no Hotel do Gaúcho), as pessoas uma dádiva, o lugar maravilhoso, a estrada ótima ( tirando um trecho perto de Maringá), as amizades etérnas, o projeto Fera em sí foi uma superação, o meu estado de espírito está extasiado de satisfação de ter feito um trabalho com dignidade. Agradeço a todos e a Amélia Pita que foi fundamental para a realização deste evento e por ajudar a difundir o kirigami como arte-educação. Meus kirigamis de artropodes, foram classificados segunda a biologia, e algumas das figuras geométricas foram comparadas com a simetria molecular, lindo, todo meu conhecimento científico e matemático a disposição para crianças e uma corajosa professora, mas na prática o encanto do kirigami encantou mais que as minhas contas, e o brilho no olhar, a concentração, a descoberta ofuscaram a complexa taxonomia e contas de frações, que emocionados imergiram no faz de conta. Criar por criar, por descobrir, por encantar, por somar, por motivar, pode estar fora da visão da SEED do que deve ser um bioquímico ensinando kirigami, mas como conter o encanto e os dons que brotam quando semeados. Sou um jardineiro plantando sementes para o futuro, cujo efeito só o tempo pode demonstrar. Melhor seria gastar minha biologia, química, matemática, arte e criatividade com professores que de forma sistematizada estariam aptos a compreender o kirigami aplicado como arte educação a diferentes disciplinas do currículo escolar da rede pública. Muitos não entendem a lógica, mas funciona e consigo transmiti-la de forma imitativa e criativa e continuo semeando adéptos ao kirigami. Agradeço a Deus por ter participado deste maravilhoso projeto que foi o Projeto Fera em Goioerê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário