Esta oficina em 22 e 23 de fevereiro de 2011 mostra um pouco do que foi este momento. Calouros e veteranos tem a umildade de sentar para aprender e libertar a imaginação, permitindo que este estado lúdico seja construído de conhecimento, diversão e saber. Usar o kirigami como metodologia para a construção de conhecimento é algo que não é explorado na educação e muito pouco pelos professores de arte por estes não terem formação neste sentido. Estas oficinas são sementes plantadas para que no futuro se colha frutos deste trabalho.
O kirigami é muito mais que você pensa, é pensar o papel na segunda e terceira dimensão, é expressão, evocação do espírito criativo.
quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Kirigami "versátil" por Angelo
Muitos desacreditam na vesatilidade do Kirigami, o que eu discordo totalmente. A aplicação vai muito além do lado lúdico, terapêutico e artístico, o kirigami tem aplicação direta na educação. A Secretaria de Educação deveria abrir os olhos e ver a aplicação pratica direta do kirigami para usar na práxis na rede estadual de educação. As primeiras aplicações diretas são: - na educação artística , como forma de expressão e compreensão de mundo, como expressão direta do pensamento em sintonia com a coordenação motora, como subsidio para outras técnicas e disciplinas e como arte em sí. - na matemática, como aplicação direta de conceitos de multiplicação, divisão, fração, geometria plana e espacial etc ... - em português, como geradores de textos, formas de expressão e produção de livros bidimensionais e tridimensionais. - na biologia, para criação de animais de papel que compoem um ecossistema, na fixação de conteúdo como forma ludica de aprendizagem. - no currículo implicito como coordenação psicomotora, habilidades e competências, socialização, inteligência, raciocínio (lógico, matemático, geométrico etc) no capricho, na auto-estima, no aumento do senso de eficácia pessoal e muito mais.
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
Kirigami no Londrina Matsuri.
Mais algumas fotos do Londrina Matsuri dentro do espaço cultural do Sesc Londrina. Foram feitos muitos kirigamis para distribuição ao público. Muitos amigos apareceram e um dos meus discípulos, o Leandro Toledo do Amaral aproveitou para praticar um pouco ajudando a abrilhantar o evento. Obrigado a todos pela participação.
Angelo
Angelo
Kirigami pelo Sesc no Londrina Matsuri
O SESC sempre participa em eventos, no Londrina Matsuri, me chamaram para mostrar o kirigami que entra como de arte oriental ligada ao corte de papel. Estar a disposição do público oferecendo kirigami gratuitamente é um trabalho muito divertido, pois permite entrar em contato direto com o desejo da platéia. Dragões, retratos, bichinhos e uma infinidade de estrelas e mandalas. As possibilidades são infinitas, o público é exigente e cobra um trabalho conforme suas expectativas. É gratificante ver os olhos brilhantes e curiosos ao tentarem desvendar uma arte que parece mágica mas que é pura aplicação prática da construção de conhecimento em artes, matemática e geometria. Muitos conhecem bem o origami, mas poucos se arriscam no kirigami estilo tesoura livre, pois exige velocidade, precisão, capricho, coordenação psicomotora fina, arte, criatividade e conhecimento. Tudo para divertir o público e demonstrar a arte milenar de cortar papéis.
Assinar:
Postagens (Atom)