Comparação entre o ensino visual e sinestésico - Aula 1 "o quadrado" para o cubo.por Angelo Cesar Meneghetti
Nesta aula eu ensinei a simetria de 4, como abstrair o quadrado desta simetria, como desenhar nas faces e como unir os quadrados bidimensionais para a construção de um cubo. Ensinei as bases matemáticas de ângulos, frações, multiplicação e geometria plana e espacial para o cubo. Todos os alunos fizeram com sucesso a primeira aula e o resultado está no vídeo e fotos. A avaliação dos alunos segue abaixo. .
Avaliação dos alunos da aula do cubo
Mesa 1 – Letícia, Natalia, Thainá e Mateus (4)
Gostei muito, a aula em dinâmica é muito legal. Continue
assim.
Mesa 2- Gabriel M, Gabriel Q. , Felipe e Ewerson (4)
Todos os alunos gostaram, achamos muito interessante, melhor
que fazer contas. Exercício muito bom, é bacana, legal de fazer, “da hora”.
Maycon e Vinicius (2)
Aula de kirigami, uma aula no começo confuso, porém muito
legal. Nos ensina como podemos usar nosso cérebro para criar objetos incríveis.
Leonardo- Bom de mais da conta. (1)
Gabriel – “Da hora”. (1)
Samuel – Bom, bom, filé. (1)
Victor – Achei “da hora”, pela forma de aprendizagem. (1)
Bruna – A aula foi bem bacana, no primeiro foi mais complexo
por ser a primeira tentativa e por ser o cubo menor deu mais trabalho. No
segundo como foi maior, foi mais fácil. Adorei, uma terapia. (1)
Natália – Gostei muito da aula, apesar de ter tido um pouco
de dificuldade, mais eu gostei.(1)
Poliana, Karina, Mariliz, Crislaine e Thatielle: (5)
-Gostei muito da atividade. Ambos os cubos ficaram
interessantes. Uma aula diferente, pois usamos a criatividade e fazemos várias
formas diferentes de desenhos, usando o quadrado, triangulo e muito mais. E de
lembrar que dentro disso fazemos cálculos envolvendo a matemática com as formas.
- Achei bem interessante.
- Eu gostei muito da aula de hoje, pois usamos nossa
criatividade ao fazermos um cubo (hexaedro regular). [hexagonal regular] . Não
é muito difícil, basta usar nossas criatividades para fazermos qualquer forma.
Adorei.
- Adorei essa aula, foi uma atividade bastante diferente e
criativa, aprendemos uma coisa que parecia ser difícil.
- uma forma diferente de aprender formas, achei uma
criatividade diferente do que vemos.
20 alunos fizeram toda a atividade.
Os termos e frases citados foram: Gostei, Criativa, adorei,
diferente, muito legal, Interessante, bacana, da hora, dinâmica, complexo,
aprendemos, de mais, bom, filé e frases como: - uma forma diferente de aprender
formas – fizemos cálculos envolvendo a matemática com as formas- melhor que
fazer contas – exercício muito bom – uma terapia – nos ensina usar nosso
cérebro para criar objetos incríveis – forma de aprendizagem- tive dificuldade
mas gostei – fizemos diferentes desenhos.
Avaliação das crianças 7ª. A 6ª. C
Thalles – Eu achei a aula muito legal
Guilherme – Achei muito legal, divertida e criativa e que a
gente deveria fazer isso de novo. Achei muito legal.
Gabriel – eu achei demais, adorei Deviamos fazer de novo.
Cleyson – foi muito
legal.
Guilherme – Consegui fazer varias coisas e foi legal.
Assencio – eu gostei, essa aula é muito legal, eu gostei
muito.
Wesley – Eu gostei muito da aula porque eu aprendi mais
coisa legal e interessante.
Marco – Adorei.
Thiago – eu gostei dessa aula.
Jão- eu também gostei.
Marcelo – Essa aula foi muito legal e eu gostei muito . essa
aula foi uma que precisava desenhar porque eu gosto muito de desenhar e o
professor eu achei ele muito legal e eu
gostei muito.
Thomas – Gostei.
Samuel – Aula legal.
Beatriz – Eu gostei. Aprendi coisas que não sabia como fazer
pássaro de papel e varias coisas de papel.
Ana Beatriz – Eu gostei de todas as dobraduras que fizemos.
Priscila – Eu amei essa aula, gostei muito do professor e
das figuras. Eu gostaria de ter mais aulas com ele. Consegui fazer o pássaro,
fiz um robô, um coelho, uma borboleta e recebi um Dino.
16 alunos responderam a avaliação da aula.
Os termos mais citados foram: muito legal, gostei, adorei,
consegui fazer, aprendi, fazer de novo, divertida, criativa, amei, de mais,
interessante e gostou porque precisa desenhar.Dois alunos gostaram do
professor.
3º. Info e Pibid
|
7ª e 6ª.
|
Gostei, Criativa, adorei, diferente, muito legal, Interessante,
bacana, da hora, dinâmica, complexo, aprendemos, de mais, bom, filé
frases- uma forma
diferente de aprender formas – fizemos cálculos envolvendo a matemática com
as formas- melhor que fazer contas – exercício muito bom – uma terapia – nos
ensina usar nosso cérebro para criar objetos incríveis – forma de aprendizagem-
tive dificuldade mas gostei – fizemos diferentes desenhos.
|
muito legal, gostei, adorei, , aprendi, divertida, criativa, amei, de
mais, interessante.
Frases: -gostou porque precisa desenhar. -consegui
fazer - fazer de novo.
|
A
aula começou 7:30h da manhã, os alunos foram convidados pela professora Maria
para uma aula diferente, mas não tiveram informações do que seria a aula.
Expliquei
que se tratava de uma pesquisa que comparava dois canais naturais de
aprendizagem. Falei da importância de verem o vídeo e tentar fazer para estimar quantos fizeram pela observação
e depois da aula sinestésica estimar quantos fizeram a atividade para estimar
uma razão para o aprendizado por diferentes canais.
Tentamos
passar o vídeo, mas não funcionou e passamos direto pra aula sinestésica. Expliquei que iríamos fazer um cubo,
expliquei a divisão do papel, as dobras para simetria de 4 eixos para formar
quadriláteros, a arquitetura do cubo, como desenhar as faces, como recortar e dobrar e como montar o cubo.
Antes
do final da segunda aula os alunos já haviam feito os cubos, depois propus que
fizessem outro cubo só que sozinhos, eu explicaria duvidas individualmente.
Alguns fizeram cubos maiores usando o mesmo pensamento. Já aplicando o
raciocínio proporcional.
Fala
da professora: “ percebi que alunos que geralmente não participam fizeram a
atividade”.
Fizemos
avaliação da aula e avisamos para os alunos verem os vídeos sobre o tetraedro,
octaedro e icosaedro porque seria trabalhado o triangulo na próxima aula e
poder comparar os métodos.
A
aula acabou antes do intervalo e depois do intervalo foi trabalhado a turma de
6ª. e 7ª. séries.
Para
eles trabalhei o conceito de meio, no qual uma figura pode ser feita a partir
da metade. Expliquei como cortar e dobrar, borboleta, pássaro, dinossauro,
gato, etc, fiz uns macacos, cachorro, dragão, águia etc para distribuir.
Fizemos avaliação e limpamos a sala antes do final da aula mas ficaram pequenos
papéis que seriam varridos pela zeladora. Nenhum aluno teve algum tipo de
intoxicação ou alergia, pois na oficina só foi usado papel, tesoura, cola e
para os pequenos lápis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário